Pesquisa e desenvolvimento de alta qualidade para sua lavoura

Analisamos e identificamos sementes de alta qualidade para que você desenvolva lavouras de alta produtividade

Deixe seus dados abaixo e veja como o Laboratório da Fertiláqua pode ajudar no seu cultivo

Conheça nosso Laboratório de Análise de Sementes

Utilizamos das mais avançadas tecnologias para conhecer  a fundo as características de um lote de sementes e apontar aqueles que são capazes de entregar os melhores resultados em campo

Como funcionam os laboratórios da Fertiláqua

A Fertiláqua possui dois Laboratórios de Análise de Sementes (LAS) que realizam avaliações de qualidade fisiológica e física das sementes.

Os laboratórios possuem estrutura e equipamentos avançados para a realização das análises e determinação da qualidade dos lotes produzidos, em relação aos padrões comerciais estabelecidos. 

Desde 2009 o LAS é credenciado no RENASEM, serviço pelo qual o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) concede a habilitação para o laboratório exercer as atividades de análise de sementes previstas na legislação vigente. Com este credenciamento, o LAS pode emitir boletins de análise de sementes para o produtor de sementes realizar a comercialização com segurança e credibilidade sobre a qualidade do produto.

Tipos de Análise

O LAS realiza diversas análises como:

  • Análise da pureza: determina a composição do lote e a identidade das espécies de sementes;
  • Germinação: determina o potencial máximo de germinação e desenvolvimento de um lote de sementes sob condições ambientais favoráveis;
  • Tetrazólio: determina a viabilidade e identifica os tipos e classes de danos presentes no lote de semente;
  • Envelhecimento acelerado: identifica o grau de vigor, ou seja, a porcentagem de geminação de um lote sob condições ambientais desfavoráveis ao seu desenvolvimento. Além disso, pode e prediz o potencial de armazenamento do lote de semente.

    Amostra e ficha de envio

    Você pode enviar uma amostra de suas sementes para o LAS e receber uma análise completa, auxiliando no direcionamento de nutrientes para a suplementação mineral adequada.

    Ao entrar em contato com o LAS, você irá receber um arquivo que deve ser preenchido detalhando os tipos de testes que deseja, as sementes que serão enviadas e detalhes a respeito da amostra enviada.

    Programa Sementes de Verdade

    O LAS também realiza as análises de sementes de soja para o Programa Sementes de Verdade da Fertiláqua. Para o Programa, o lote de semente deve atingir o índice de no mínimo 95% de germinação, dos quais 70% do lote devem estar nas classes de mais alto e alto vigor, e 90% de vigor pelo teste de envelhecimento acelerado (EA).

    Essas sementes originam plantas de alto desempenho que apresentam taxa de desenvolvimento superior. Além disso, propiciam a germinação e a emergência de plântulas de forma rápida e uniforme, desenvolvendo estruturas como raízes e área foliar maiores de forma mais robusta, resultando em maior potencial produtivo. 

      Acesso aos resultados das análises

      O produtor tem acesso total a todas as informações a respeito do lote de sementes enviado para análise.

      Aqueles que participam do sementes de verdade podem acessar essas informações através de um código QS e alfanumérico impresso no selo de nossas sementes.  O uso desse sistema proporciona um maior controle para o sementeiro, além de trazer maior confiabilidade para aquele lote que está sendo comercializado, já que a qualquer momento pode ser acessado o banco de dados com todos os dados e resultados de análises.